
Ontem (dia 16 de Junho) lancei no Facebook um alerta relativo a uma operação stop nas saídas da Feira da Vinha e do Vinho em Anadia... Como é lógico, nao deixei de o fazer sem mandar a minha piadola... Para meu espanto recebi um comentário que dizia, passo a transcrever "(...) Qd alguem morrer ou ficar seriamente ferido (...proximo ou familiar) devido a alguem andar a conduzir alcolizado mudas logo de opiniao(...)"
Apetece-me falar um pouco sobre isto e, como eu sou um "animal" que gosta de saciar os seus apetites.... Vamos a isso:)))
Vamos ver se me faço entender... o problema não está na fiscalização que é feita... Acho bem que a façam!!! mas vamos apelar um bocadinho ao bom-senso... sim, porque é mesmo disso que falamos... Falta de bom-senso... Uma solução INTELIGENTE e EFICAZ!!!
Não seria muito mais inteligente e eficaz se estes senhores se metessem à saida dos estabelecimentos ou eventos (neste caso, da Feira) equipados com balões e deixassem as pessoas soprar antes de pegarem nos carros???!!!! Caso acusassem um valor acima do permitido por lei o XÔ AGENTE deveria então prevenir o condutor com uma frase simpática do tipo "olhe que o senhor não está em condições para conduzir... aconselho-o a não pegar no carro até porque estaremos a fazer operações stop em todas as saidas, talvez seja melhor ir de taxi para casa"... Pura e simplesmente isto!!! Era tão fácil!!!... Isto era só uma mera sugestão do polícia, a partir daí cada um sabe de si! Aposto que seria 10x mais eficaz... Costuma-se dizer "Quem tem cú tem medo"!!!
Parece-me que existe por parte da polícia uma atitude de má fé em vez de uma aposta numa prevenção mais eficaz...
Mas também aqui teremos de estabelecer a diferença entre a noção de eficácia por parte do condutor e da polícia... para isso vamos dividir a eficácia em objectivos e soluções:
- Eficácia para o condutor:
Objectivo: Chegar bem a casa...
Solução: Bora lá de transportes públicos, táxi, qq coisa, menos o próprio carro...
- Eficácia para a polícia:
Objectivo: Multar
Solução: Multar (seja porque razão for)
Infelizmente estamos num país de tristes dias e atitudes como as que estão a ter só vão acizentar mais os dias daqueles que só querem passar um bom bocado, até para esquecer algumas agruras do dia-a-dia... Volto a dizer, estamos a falar da FEIRA DA VINHA E DO VINHO!!! Não é propriamente a Feira dos Batidos e Sumos!!! é do VINHO!!!
O problema está em que atitudes inteligentes como acabei de sugerir não vão enriquecer os cofres do Estado... E enquanto assim for está o povo fo$"&/ ... O estado não gosta de atitudes inteligentes... Haja só um bocadinho de bom senso... Acho que não é pedir muito! É dinheiro fácil não é??? Também a prostitutas gozam do mesmo prazer!!!